-
Benefícios do café para a saúde
-
Em uso moderado, seu cafezinho só de faz bem!
- Por Rone Felipe
- 28/03/2023 15h37 - Atualizado há 1 ano
O café é amplamente consumido em todo o mundo, com mais de um bilhão de xícaras consumidas diariamente. Os benefícios do café são diversos e vêm sendo estudados há muito tempo.
O café é composto de água, algumas vitaminas, minerais, principalmente potássio, e pela cafeína, que é um composto alcaloide xantina (1,3,7-trimetilxantina).
Uma xícara de café pode variar a quantidade de cafeína contida nela, pois vai depender da origem do café ou da composição da mistura (combinação de grãos), do modo de preparo e de outros fatores.
Em geral, a dose diária recomendada de cafeína para que a bebida tenha efeitos positivos no organismo é de até 400 miligramas, ou seja, cerca de cinco xícaras pequenas.
Vejamos abaixo alguns dos principais benefícios do café:
⦁ Melhorar a memória: por ter como principal componente a cafeína e se tratar de um composto estimulante do sistema nervoso central, o café ajuda a melhorar a memória, a concentração e o estado de alerta.
⦁ Ações anti-inflamatórias: um dos componentes da bebida, o ácido clorogênico, é um poderoso antioxidante com efeito anti-inflamatório, combatendo a superprodução de radicais livres que levam à inflamação e ao envelhecimento.
⦁ Alívio do estresse: compostos presentes no café, como a cafeína e o ácido clorogênico, diminuem os níveis de cortisol, melhorando o humor e contribuindo para uma diminuição do nível de estresse, além de beneficiar a memória e o raciocínio.
⦁ Auxilia na digestão: substâncias presentes no café, como polifenóis e cafeína, aumentam a movimentação do tubo digestivo. Este mecanismo facilita a digestão.
⦁ Café limpa seu corpo: o café é um ótimo diurético. O corpo humano geralmente excreta bactérias e vírus nocivos através da urina, e beber café aumenta esse processo natural.
O consumo de café deve ser moderado, pois em excesso, pode ser prejudicial. Embora seja viciante e muito gostoso, o uso da cafeína deve ser moderado. A abstinência de cafeína pode causar alguns sintomas, como irritabilidade, fadiga e cefaleia.